Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um aumento de 141% na cirurgia de aumento de mama entre jovens mulheres de 16 a 18 anos na última década.

Segundo a SBCP em seu censo de 2016, foram realizados 97 mil procedimentos em pacientes com até 18 anos no Brasil. O elevado número de adolescentes que postaram em suas plataformas digitais a realização da cirurgia comprova estes números. Geralmente, o mês escolhido pelas jovens é junho/julho, período de férias escolares e inverno.

As razões para um índice tão alto de adolescentes buscando próteses de silicone na mama acabam gerando controvérsias entre os pais sobre realizar em suas filhas o sonho da cirurgia. 

Celebridades

Em geral, os seios são a segunda parte do corpo das mulheres que elas menos gostam em si. As adolescentes geralmente acabam seguindo essa tendência e buscam o implante de próteses mamárias para melhorar sua autoestima.

É bastante comum elas levarem fotos de atrizes e celebridades para os cirurgiões buscando um resultado igual. E o fenômeno é global, pois os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia e Estética (ISAPS, sigla em inglês). No censo do ano de 2017 a cirurgia de aumento da mama com prótese de silicone foi realizada por seis em cada dez meninas de até 18 anos.

Ainda que, atualmente, seja comum as adolescentes realizarem a cirurgia de prótese de silicone nas mamas, cada caso deve ser visto separadamente pelo cirurgião, para que ele avalie se o desenvolvimento da mama se completou para o procedimento.

Um detalhe importante: menores de 18 anos precisam da autorização dos pais para a realização da cirurgia.

A importância dos especialistas.

Apesar de a mama já estar adulta a partir dos 15 anos, a idade ideal depende da data de início da menstruação e do exame físico. 

Para tomar uma decisão mais acertada, procure os especialistas e tire todas as suas dúvidas, pois é de extrema importância saber a real condição dos seios, o tamanho do tórax, altura e peso da paciente. Tudo isto influenciará no tamanho ideal de prótese a ser introduzida na mama e evitará complicações e arrependimentos no futuro.

Outra sugestão dada pelos médicos é o acompanhamento psicológico. Quando todos os cuidados necessários são tomados, a maioria das jovens fica extremamente satisfeita com o resultado entre o antes e o depois da mamoplastia de aumento.

O Rio Day Hospital oferece a estrutura mais moderna e completa para que sua cirurgia plástica ocorra de forma segura e confortável. Aqui, somos capazes de realizar cirurgias de pequeno e grande porte em alto estilo. E, para quem não tem plano de saúde, possuímos preços acessíveis. Acesso nosso site.

Agilize sua Internação