Para quem nunca ouviu falar, a blefaroplastia é uma cirurgia para quem quer:

  • eliminar flacidez, bolsas de gordura e excesso de pele na região das pálpebras; 
  • levantar as sobrancelhas ou as próprias pálpebras.

Ela pode ter intenção puramente estética ou também funcional – nos casos em que a pele interfere na visão, por exemplo. 

Mas o que acontece é que, independentemente do objetivo, esse procedimento acaba colaborando para uma aparência mais rejuvenescida e descansada do rosto em geral.

Tanto que é bastante procurada por artistas e celebridades, normalmente pressionados a manter uma imagem impecável em qualquer idade.

Para saber mais, o Rio Day Hospital reuniu neste artigo respostas para as dúvidas mais comuns sobre esse assunto. Continue lendo e saiba: como funciona, quais os cuidados no pós-operatório, em quanto tempo os resultados aparecem e a partir de que idade é indicada. 

Como é feita a blefaroplastia?

A blefaroplastia é relativamente simples e segura, mas deve ser feita por um cirurgião plástico ou um oftalmologista que tenha especialidade em plástica ocular.

O médico começa administrando uma sedação e, logo em seguida, aplica a anestesia local. 

Depois, ele marca a área para fazer os cortes, retira o excesso de pele, gordura e músculo e costura o tecido de volta. Os pontos são retirados em menos de uma semana. 

O procedimento dura em média uma hora e no mesmo dia o paciente tem alta. 

Quais os cuidados do pós-operatório?

O período de recuperação dura mais ou menos 15 dias. Durante esse tempo, o médico solicita alguns cuidados básicos, como:

  • o uso de compressas frias sobre os olhos;
  • saídas durante o dia só com óculos e filtro solar;
  • que a pessoa durma com a barriga para cima e com um travesseiro alto. 

Junto com isso, é normal que ele recomende também sessões de fisioterapia dermatofuncional com a intenção de acelerar o desaparecimento do inchaço e dos hematomas.

Em quanto tempo os resultados finais são visíveis?

Isso depende de paciente para paciente, mas, normalmente, em 30 dias os resultados definitivos já podem ser vistos.  

Nos casos em que o procedimento deixa cicatrizes, elas se tornam imperceptíveis em 3 meses. Até porque são finas e ficam escondidas. 

De qualquer forma, antes desse tempo e depois dos 15 dias de cuidados pós-operatório, podem ser disfarçadas com maquiagem.  

A partir de que idade a blefaroplastia é indicada?

Não existe resposta pronta para isso. Vai depender de cada caso. Mas, em geral, ela é mais procurada por pacientes com mais de 40 anos, tanto homens quanto mulheres, que já sentem os efeitos da perda da qualidade do colágeno e da flacidez muscular avançada.

Apesar de ser um procedimento com poucos riscos, pessoas que têm olho seco e ptose palpebral, assim como fumantes, diabéticos ou hipertensos precisam passar por uma avaliação médica rigorosa antes de se candidatarem 

Onde fazer a blefaroplastia?

O Rio Day Hospital é uma excelente alternativa. 

Primeiro porque tem um centro de excelência para isso.São 5 salas cirúrgicas, CTI, equipamentos de última geração, monitorização nos quartos, plantonista 24 horas.

E, além disso, pelo próprio conceito de “Day Hospital”, que reforça a segurança nesses tempos de pandemia. Para quem não sabe, hospitais deste tipo foram desenvolvidos há décadas nos Estados Unidos justamente como alternativa aos problemas de controle de infecções.

Agilize sua Internação