A cirurgia de artroscopia ou videoartroscopia tem o objetivo de tratar as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos e as cartilagens. Através dela, é possível acessar o interior das articulações por meio de equipamentos tecnológicos, sendo, por isso, menos invasiva que operações convencionais, o que constitui grandes benefícios para os pacientes.

O Rio Day Hospital, sua clínica no Rio de Janeiro, explica melhor o procedimento neste post. Acompanhe com a gente.

Articulações e cirurgias

Articulações ou sistema articular é a região de união entre dois ou mais ossos que tem o objetivo de permitir a movimentação do esqueleto e de manter os ossos juntos, por isso, também recebem o nome de “juntas”.

Em sua estrutura fundamental, elas possuem ligamentos (tecidos altamente resistentes que fazem a ligação dos ossos) e cartilagens (tecidos lisos que revestem as extremidades dos ossos).

Os principais sistemas articulatórios do corpo humano são o do crânio, dos ombros, dos punhos e mãos, dos cotovelos, dos joelhos, do quadril, tornozelos e da coluna vertebral.

Em alguns deles, as lesões podem ser reparadas por meio da cirurgia de artroscopia, que, mais raramente, pode também ser realizada para diagnóstico, caso métodos como raio x, exame físico ou tomografia não tenham conseguido elucidar.

Como é feita a cirurgia de artroscopia?

Em cirurgias abertas, o médico faz cortes grandes e realiza o procedimento tendo contato visual direto com as articulações.

Já na artroscopia, os especialistas utilizam o artroscópio, um instrumento ótico que possui em uma das extremidades um ponto de luz e uma câmera. Ele é inserido dentro da articulação lesionada por meio de um corte mínimo (em geral, não mais do que 5 milímetros), chamado de portal artroscópico.

Com isso, o médico é capaz de observar a região por meio de um monitor e acompanha todo o procedimento através dele.

Pelo fato de a incisão ser menos invasiva, o procedimento é menos dolorido e proporciona ao paciente um tempo de recuperação menor.

É comum a realização da cirurgia de artroscopia em joelhos, ombros, quadril, tornozelos, cotovelos e punhos.

Indicações para a cirurgia de artroscopia

– Reparar lesões de cartilagem e de impacto de tornozelos e quadril;

– Reparar tendões e cartilagens, assim como tratar instabilidades do ombro;

– Reparar lesões de meniscos ou de cartilagem e ligamentos no joelho;

– Fazer biópsia de tecidos intra-articulares nestas regiões.

Caso você esteja buscando um espaço seguro para realizar sua videoartroscopia, venha para o Rio Day Hospital. Estamos funcionando normalmente e seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Por isso, você pode contar com a gente em seus tratamentos. Acesse nosso site.

Agilize sua Internação