Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial é acometida por alergias. E durante o inverno, o ar mais frio pode irritar as vias aéreas com mais frequência, contribuindo ainda mais para o aparecimento de sintomas alergênicos naqueles que têm predisposição.

O Rio Day Hospital, neste blog, mostra os principais fatores, as principais doenças típicas desta estação do ano e dá dicas de como se prevenir delas. Acompanhe com a gente.

Inverno e clima

No inverno, aumentam os níveis de poluentes no ar. Isso costuma contribuir para uma maior irritação das vias respiratórias. A inversão térmica, por sua vez, potencializa os efeitos da poluição, pois a camada de ar frio, mais pesada que a do ar quente, desce para a superfície da Terra, retendo ainda mais poluentes na atmosfera.

Este ar frio também irrita as vias aéreas, e aqueles que têm o sistema respiratório mais fragilizado pode ser acometido por sintomas alérgicos, como a dificuldade para respirar e a coriza.

Soma-se a isso o tempo mais seco e a baixa umidade relativa do ar que contribuem para uma maior circulação de vírus, como o da gripe e o do resfriado. Está aí o contexto perfeito para um agravamento de doenças respiratórias.

Como se prevenir das doenças típicas do inverno

Asma, bronquite, rinite, sinusite, resfriados, gripes, pneumonias, alergias, amigdalites, otites e sinusites são doenças que podem ocorrer com mais frequência no inverno.

Elas são estimuladas muitas vezes pelos hábitos das pessoas que, para fugirem do frio, costumam se fechar nos ambientes e se aglomerarem, o que facilita a disseminação de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.

As dicas abaixo irão ajudar você a se manter prevenido dos males do inverno.

– mantenha os ambientes arejados;

– hidrate abundantemente o organismo;

– evite locais fechados;

– respire mais pelo nariz do que pela boca, pois ele filtra e aquece o ar;

– evite se expor em ambientes com muita poeira ou fumaça;

– exponha cobertas e roupas de frio ao sol;

– caso você tenha algum problema respiratório, evite o contato com bichos de pelúcia, carpetes, cortinas ou produtos que possuem pelos;

Além disso, opte por uma alimentação balanceada para aumentar a imunidade. Sopas e caldos ricos em verduras e legumes são ótimos aliados, assim como as frutas, principalmente as que possuem vitamina C.

É fundamental lembrar também que os vírus são transmitidos pelo ar e a maioria deles prefere o frio ao calor, como o novo Coronavírus. Portanto, proteja-se também com o uso de máscara e procure manter a higiene das mãos com álcool gel.

O Rio Day Hospital está funcionando seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Cuide-se e conte com a gente, caso precise de um tratamento mais especializado. Acesse nosso site.

Agilize sua Internação