As hemorróidas são veias ao redor do ânus que inflamam ou dilatam e não constituem um grande problema para a saúde. No entanto, diante de qualquer sintoma, é imprescindível procurar um proctologista, para o tratamento do problema, que, dependendo do grau, pode se dar por pomadas ou cirurgia.

É natural que, durante o movimento do intestino, suas veias se dilatem e se contraiam, em geral, voltando ao tamanho normal. Mas por obstipação (intestino preso) ou fezes endurecidas, é possível que se faça um esforço maior durante a evacuação, o que pode dificultar a drenagem do sangue na região, provocando a inflamação ou dilatação das veias do intestino.

Sintomas

As hemorróidas também podem ser provocadas por obesidade, pois o excesso de peso pode aumentar a pressão nas veias do abdômen; por sedentarismo, uma vez que a falta de atividades dificulta a digestão e a irrigação sanguínea do ânus e por predisposição genética.

Este inchaço das veias pode causar os seguintes sintomas: coceira, por aumento da pressão sobre as terminações nervosas; sangramento, provocado pelo rompimento das veias; dor ou ardência durante ou após a evacuação e saliência palpável no ânus.

É importante dizer que alimentos apimentados não causam as hemorróidas, mas podem contribuir para os seus sintomas em quem já as possuem, por irritar os tecidos já inflamados.

Tipos de hemorróidas

A inflamação das veias do intestino pode se dar interna ou externamente. As externas se assemelham a varizes ou a pequenas bolas de sangue e ficam visíveis ao redor do ânus. As internas ficam localizadas acima do esfíncter anal e se apresentam em diferentes graus:

Grau 1: ligeiro aumento das veias no interior do ânus;

Grau 2: a veia sai do ânus durante a defecação e volta para dentro espontaneamente;

Grau 3: a veia sai durante a defecação e precisa ser reintroduzida com a ajuda das mãos;

Grau 4: perceptível aumento das veias, que chegam a sair pelo ânus, podendo empurrar a parte final do intestino para fora.

Caso o paciente apresente um nível leve da doença, pomadas ou supositórios podem ser suficientes. No entanto, quando os sintomas são mais graves, causando grande desconforto, dor e sangramento em abundância, a intervenção cirúrgica é necessária.

Se você está com um grau mais agudo de inflamação das veias do intestino e precisa de cirurgia, procure o Rio Day Hospital. Ou, se você é cirurgião e precisa de uma estrutura para realizar este tipo de cirurgia em seus pacientes, o Rio Day Hospital também é o seu lugar. Acesso nosso site e conheça nosso centro cirúrgico.