Fazer uma cirurgia é um procedimento que desencadeia medo em muitas pessoas, não importa se ela é de pequeno, médio ou grande porte. Algumas implicam mais riscos que outras, sim. No entanto, a tecnologia tem deixado a realização de cirurgias cada vez mais seguras.

O que o paciente deve fazer é conversar com os médicos e tomar alguns cuidados, pois seus hábitos é que podem aumentar ou diminuir o risco cirúrgico.

O Rio Day Hospital elenca nesta publicação os cuidados gerais a se tomar antes de fazer uma cirurgia.

 

Interromper alguns medicamentos

Avise ao médico, caso esteja tomando algum medicamento. É possível que alguns deles devam ser interrompidos por duas semanas antes e duas semanas depois da cirurgia. Essa recomendação é feita, porque existem remédios que, entre outras coisas, interferem na coagulação do sangue.

 

Manter jejum

Geralmente, é recomendável jejum completo antes de uma cirurgia mais invasiva para evitar algum reflexo involuntário do corpo, como refluxos, durante a operação.  Em alguns casos, é possível que o médico peça para evitar até mesmo água, salvo o caso de se precisar engolir algum remédio específico antes da cirurgia.

Um jejum de 8 horas impede a situação de reflexos indesejados.

 

Alimentar-se adequadamente

Ainda falando de operações mais invasivas, nos períodos que antecedem a véspera da cirurgia e também após o procedimento cirúrgico, uma alimentação equilibrada pode ser responsável por uma melhor cicatrização. A dieta realizada não deve ser muito restrita, justamente para que o corpo tenha nutrientes para cicatrizar mais rapidamente e o organismo para se recuperar. Mas o excesso de gorduras e de açúcar, por exemplo, não é recomendável.

 

Busque um acompanhante

Cirurgias invasivas podem pedir que o paciente durma no hospital e causar um leve desconforto no dia seguinte da operação. Outros tipos de cirurgias podem pedir uma anestesia mais forte, mesmo que o paciente possa voltar para casa no mesmo dia. Por isso, é bom levar uma pessoa que possa acompanhar o paciente na volta para casa.

 

Interrompa o cigarro

O uso de cigarro é um dos vilões da cicatrização e da recuperação de muitos pacientes. Por isso, recomenda-se a suspensão do tabagismo no mês anterior e no mês seguinte de se fazer uma cirurgia.

 

Converse com seu médico

Converse com seu médico

 

Cada cirurgia específica tem suas exigências. Os cuidados apresentados nesta postagem são gerais. Por isso, é imprescindível que o paciente converse com seu cirurgião e seu anestesista para obter informações completas sobre a procedimento que irá realizar.

Leve os exames feitos para o médico ainda com validade para a época da operação e tranquilize-se para que o fator psicológico não afete sua confiança em realizar qualquer procedimento. Lembre-se de que toda cirurgia é feita sempre visando o bem-estar do paciente e do seu corpo.

 

O Rio Day Hospital possui centro cirúrgico equipado com as tecnologias mais modernas para receber médicos e pacientes e está em funcionamento seguindo todas as recomendações orientadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. Acesse nosso site.

Agilize sua Internação