A septoplastia, apesar de ser pouco invasiva e não deixar cicatriz aparente, é necessário de alguns cuidados pós-cirurgia. O Rio Day Hospital, espaço dedicado a cirurgias de pequeno e médio porte, no Rio de Janeiro, detalha nesta publicação todos os cuidados precisos.

O pós-operatório perfeito

Seguir as recomendações médicas é o principal procedimento para um pós-operatório perfeito. Há alguns cuidados e dicas que precisam ser praticadas corretamente para evitar infecções e para a adequada cicatrização da área interna.

Durante a cirurgia, é deixado dentro do nariz do paciente uma peça de silicone, chamada splint nasal. Ela é removida de 5 a 7 dias após a cirurgia, no consultório.

Após sair da cirurgia, o paciente vai para uma sala de recuperação, quase sempre sem apresentar dor. Há a possibilidade de surgirem náuseas decorrentes da anestesia, mas nada que cause grandes transtornos.

Depois da septoplastia, existem algumas queixas passageiras recorrentes, como pequeno sangramento pelo nariz, dor de cabeça e obstrução da respiração pelo nariz. Por isso, o paciente é orientado a manter-se em repouso, ter alimentação leve, usar compressas geladas na região nasal e lavar o nariz com soro fisiológico diversas vezes ao longo do dia.

Na primeira semana, o mais importante é o uso adequado da medicação prescrita, geralmente analgésicos e antibióticos. Além disso, é fundamental o uso abundante de lavagem nasal com soro fisiológico. É recomendado o uso de gelo na face, se houver algum tipo de sangramento leve. 

Apesar de não haver necessidade do repouso absoluto, qualquer atividade física está proibida no primeiro período, assim como, exposição intensa ao calor, seja por meio da exposição ao sol, banhos quentes ou permanência em locais muito quentes. Não se deve assoar o nariz de forma alguma, nem abaixar a cabeça.

As atividades físicas são liberadas trinta dias após a cirurgia. É fundamental ir regularmente às consultas médicas para realizar limpezas na região operada e averiguar se está cicatrizando corretamente.

É comum haver desconforto e obstrução nasal, assim como sangramentos, que podem ser amenizados com o uso de sprays de solução salina. Por isso, a necessidade do uso do soro várias vezes ao dia, como dito acima. Quando há inchaços, eles duram menos de uma semana, assim como as lesões ao redor.

Quanto à alimentação, nos primeiros três a quatro dias após a septoplastia, não há restrição alimentar, mas mantenha as refeições mais leves e menos quentes. Depois desse período, o paciente pode recomeçar uma dieta normal.

O Rio Day Hospital é uma clínica totalmente equipada com a estrutura e a segurança que médicos e pacientes precisam para suas cirurgias de pequeno e médio porte. Acesse o site.

Agilize sua Internação