Cuidar da saúde é imperativo para indivíduos de qualquer idade. No entanto, o idoso precisa tomar cuidados redobrados e, sempre que precisar, deve procurar médicos especializados para consultas ou para tirar dúvidas.

No mês em que se comemora o Dia do Idoso, em 1 de Outubro, o Rio Day Hospital mostra formas de manter a saúde na terceira idade, a melhor fase da vida.

 

Saúde, imunidade e alimentação na terceira idade

Uma alimentação balanceada é a principal arma para ajudar a aumentar a imunidade. O ideal é ingerir um pouco de todos os nutrientes. Um médico pode indicar também um suplemento alimentar para ajudar na ingestão de todas as substâncias necessárias para o melhor funcionamento do organismo.

Alguns alimentos muito indicados para a imunidade são: frutas cítricas (ricas em vitamina C), iogurte (é fonte de microrganismos que ajudam o corpo a combater infecções), folhas verde escuras (como couve, espinafre e bertalha), mel e castanha-do-pará.

Beber água faz bem à saúde do idoso

Não espere sentir sede para se hidratar. O corpo precisa de água para que todas as células e órgãos possam funcionar corretamente.

A ingestão de líquidos retira o excesso de impurezas do organismo e ajuda a prevenir doenças. Além disso, ao praticar exercícios físicos, é muito importante redobrar os cuidados com a hidratação, já que a perda de líquidos é ainda mais intensa nessas situações.

 

Dormir é importante para a saúde do idoso

Uma boa noite de sono precisa ser uma rotina e não um luxo para o idoso. Alguns especialistas defendem que a privação do sono pode ser um dos principais fatores que causam a imunidade baixa nesta fase da vida.

Além do período correto de descanso, priorize também uma qualidade melhor do sono. Recomenda-se que os idosos durmam de sete a oito horas por dia. 

 

Estresse e saúde na terceira idade

Uma baixa imunidade que prejudica a saúde pode ser desencadeada por falta de sono e por uma alimentação inadequada, além também de poder ser provocada pelo estresse.

Isso, porque as tensões do trabalho (caso o idoso ainda esteja ativo) ou do dia a dia podem impedir que as células do corpo funcionem adequadamente, dando espaço para o surgimento de doenças.

Fugir do estresse é uma missão quase impossível diante da realidade atual. Por isso, é imprescindível investir em atividades que fazem bem ao idoso, seja ela alguma manifestação artística, voltar a estudar ou viajar.

 

Exercícios físicos e saúde na terceira idade

Além de liberar endorfina, um dos hormônios da felicidade, o exercício físico melhora a circulação e isso ajuda a levar todos os nutrientes ingeridos por meio de uma alimentação balanceada para onde eles precisam ir. Isso significa fortalecimento e boa imunidade para o idoso.

Exercícios ainda são uma ótima forma de liberar a ansiedade e o estresse, melhorando a qualidade do sono.

Desde alongamentos até caminhadas e corridas, as atividades físicas na terceira idade são ótimas aliadas da saúde: mental e física.

Porém, cuidados são necessários. O exagero nos exercícios pode acabar tendo o efeito oposto e prejudicar a estrutura do corpo do idoso e até mesmo a própria imunidade do indivíduo da terceira idade.

 

Como dito no início, porque nunca é demais repetir: sempre que necessário, é fundamental o idoso procurar um médico para auxiliar nos cuidados com a saúde.

O Rio Day Hospital se orgulha de ter atendido a tantos pacientes da terceira idade. Nossa clínica possui estrutura com espaço e equipamentos adequados, além de médicos especialistas que são diferenciais para um atendimento de qualidade. Acesse o site.

Agilize sua Internação