A varicocele (varizes do testículo) é uma dilatação das veias do testículo, fora do normal, mais visível após algum esforço físico e que fazem parte do cordão espermático.

Como essa doença não é tão conhecida, nós do Rio Day hospital resolvemos abordar esse tema para informar e esclarecer sobre o assunto.

A dilatação dessas veias podem dificultar o retorno venoso, o que provoca uma disfunção testicular e uma baixa qualidade do sêmen. A varicocele não influencia na impotência sexual, mesmo sendo uma das causas da infertilidade masculina. Geralmente congênita, a maior parte dos casos é desenvolvido durante a adolescência e raramente na infância.

Sintomas

Em alguns casos, a varicocele pode causar dor, peso e/ou algum desconforto, além de comprometer a estética da região. Contudo, ela pode ser assintomática.

Diagnóstico

Na maioria dos casos, o próprio paciente nota alguma alteração na bolsa escrotal, com a dilatação das veias. Para auxiliar no diagnóstico, alguns exames como ultrassonografia, ecografia testicular e cintilografia dos testículos podem ser solicitados pelo médico.

Tratamento

O objetivo do procedimento é a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas.

Em casos mais simples, a utilização de suspensório escrotal durante atividades que exijam esforço e alguns medicamentos por via oral, podem ajudar a melhorar os sintomas. Porém, se a varicocele estiver interferindo na fertilidade do paciente, o meio de tratamento mais eficaz é o procedimento cirúrgico.

A cirurgia é simples, e existem 3 formas de serem realizadas:

1. Cirurgia aberta: é o procedimento mais comum, no qual o médico faz um corte na região da virilha dando um “nó” na veia afetada, permitindo que o sangue circule apenas pelas veias normais;
  2. Laparoscopia: é semelhante à cirurgia aberta, mas neste caso o médico faz pequenos cortes no abdômen e insere tubos finos fazendo a reparação do varicocele;
  3. Embolização percutânea: esta é uma técnica menos comum, no qual o médico insere um tubo através de uma veia da virilha, até ao local do varicocele, liberando em seguida um líquido para fechar a veia dilatada.

A anestesia pode ser realizada pelo método raquidiano ou peridural.

A varicocele tem cura, através da cirurgia, mas nem todos os casos o paciente  consegue alcançar a fertilidade, especialmente se já existirem danos nas estruturas dos testículos.

Em parceria com cirurgiões especializados nas mais modernas técnicas cirúrgicas, nós montamos um centro de excelência para a realização de cirurgias de pequeno e médio porte, que oferece a qualidade e a segurança necessárias, com todo o conforto que você merece e em condições que você pode pagar.

Nós do Rio Day Hospital, entendemos que mesmo quem não tem plano de saúde, deve ter a possibilidade de realizar sua cirurgia a preços acessíveis.

Marque sua consulta ou faça sua reserva hoje mesmo!