Varizes são veias dilatadas, tortuosas, de cor roxo/azul escuro, que surgem ao longo das pernas, podendo também acometer pés e virilha. Elas causam dor e inchaço e geralmente ocorre em pessoas que necessitam ficar em pé ou sentadas por longos períodos, porque aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Fatores hereditários também podem influenciar no desenvolvimento das varizes, como deficiência de proteínas como a elastina e o colágeno, que é passada de pai para filho. Elas podem ser tratadas através de cirurgias, melhorando muito a qualidade de vida do paciente. Confira as principais cirurgias de varizes:
-
Escleroterapia com espuma
Uma espuma especial, feita de polidocanol, é injetada diretamente nas veias dilatadas que estão provocando as varizes. Esta espuma fecha a passagem da veia, impedindo que o sangue continue circulando por aquele vaso. Na cirurgia é utilizada uma agulha muito fina e, por isso o tratamento costuma não deixar cicatriz na pele.
Este procedimento pode ser realizado no consultório médico, sem necessidade de anestesia e dura cerca de 30 minutos. Entretanto, pode ser um pouco dolorido em função da picada da agulha. O número de sessões varia de acordo com a quantidade de vasinhos, sendo recomendado um intervalo mínimo de cinco dias entre cada uma.
-
Radiofrequência
Este tipo de cirurgia é indicado para vasos maiores. A radiofrequência utiliza calor dentro do vaso para fechar a varize, onde o médico insere um pequeno cateter no interior da veia e depois, utilizando radiofrequência, aquece a ponta, deixando-a quente o suficiente para fechar o vaso. Podem ser necessárias várias sessões para eliminar completamente o problema, dependendo da quantidade de varizes.
Para resolver o problema basta se submeter ao procedimento uma vez. Sua duração é rápida, em média uma hora, e pede tempo menor de repouso, cerca de dois dias. Isso se deve ao fato desse procedimento não remover a veia, causando um trauma muito menor.
-
Escleroterapia com glicose
Neste procedimento é injetada uma quantidade de glicose na veia doente, podendo ser realizada no próprio consultório médico. Neste caso há um pouco de dor, mas é suportável, podendo ser usado anestésico tópico. O método é contra indicado pelos pacientes diabéticos, uma vez que pode causar picos de glicemia.
A principal indicação é para vasinhos, pequenos, com menos de dois milímetros. O número de sessões varia de acordo com a quantidade de vasinhos e devem ser realizadas com intervalo médio de 15 dias, sendo o mínimo de 5 dias.
-
Cirurgia a laser
Indicada para tratar vasinhos ou varizes pequenas, a cirurgia à laser é feita com a aplicação de luz de um laser diretamente sobre o vaso problemático. Esta luz provoca calor dentro do vaso, eliminando-o lentamente até que desapareça completamente. É um procedimento dolorido, podendo doer mais que uma injeção. Isso porque são necessários vários disparos de luz, enquanto as injeções fazem apenas uma picada.
-
Remoção da veia safena (Cirurgia tradicional)
Esta cirurgia é utilizada em casos de varizes mais profundas ou grandes, onde o médico faz um corte na perna e remove toda a veia safena, que não está funcionando corretamente. Esse procedimento permite que o sangue continue circulando por outras veias sem levar ao aumento da pressão por não conseguir passar pela safena. Essa diminuição de pressão dentro dos vasos das pernas reduz o volume das varizes e evita a formação de novas.
Deve ser realizada no hospital, em centro cirúrgico e dura, em média, duas horas. O paciente deve ficar pelo menos 15 dias de repouso e evitar exercícios físicos por pelo menos um mês. É indicado evitar o sol e usar por três meses meias de compressão recomendadas pelo médico.
Está em busca de cirurgia para varizes? No Rio Day Hospital contamos com os melhores profissionais, preços acessíveis e estrutura completa. Entre em contato conosco através do nosso site clicando aqui ou ligue pelo (21) 2238-9978
Olá !
Tô com várias dúvidas.
Já fiz cirurgia de varizes agora tô com elas de novo e pelvicas .
Na ressonância deu que a véia ilíaca só tá funcionando 50 por cento.
O meu médico me recomendou fazer uma angioplastia e ser colocado um stent.
Tô preocupada se vai me ajudar ou atrapalhar ainda mais a minha vida!???
Olá gostaria de saber aonde fica o consultório e o valor da consulta