A vasectomia é uma cirurgia simples, feita pelo médico urologista, recomendada para homens que não querem ter filhos.

Nesse procedimento, o médico corta os canais deferentes, que são os canais que levam os espermatozoides dos testículos até o pênis. Com esse corte, eles não são liberados na ejaculação, não sendo possível, então, a fecundação do óvulo.

Quanto tempo leva a recuperação?

Como já mencionado antes, a cirurgia é simples, porém, o corte feito nos canais deferentes, dependendo da recuperação de cada paciente, pode inflamar deixando os testículos mais sensíveis e doloridos por um tempo.

Porém, essa dor é passageira e vai diminuindo com o tempo, sendo possível voltar a fazer as atividades em cerca de 3 dias. Já as relações sexuais são indicadas após 1 semana, para uma cicatrização melhor.

O resultado é imediato?

Embora o resultado da vasectomia seja imediato, por não ter como os espermatozoides chegarem ao pênis, ainda pode haver alguns espermatozoides nos canais, havendo o risco de causar a gravidez.

Por isso é aconselhado utilizar o preservativo durante até 3 meses após a cirurgia. Em média, para eliminar todos os espermatozoides dos canais, são necessárias até 20 ejaculações. Para saber ao certo, se de fato não existe mais risco de engravidar a parceira, é possível fazer um exame de contagem de espermatozoides. Esse exame irá garantir que não há mais risco de engravidar.

O homem continua produzindo esperma?

O esperma é um líquido formado por vários fluidos, inclusive espermatozoides, produzidos na próstata e na vesícula seminal, ajudando os espermatozoides a se moverem. Com a vasectomia, a próstata e a vesícula seminal continuam a funcionar e a liberar seus fluidos normalmente. Sendo assim, o homem continua produzindo o esperma, mas não contém mais os espermatozoides.

Diminui a sensibilidade e/ou o prazer?

A vasectomia não provoca nenhuma alteração sensorial no pênis, por isso não causa nenhuma alteração no prazer sexual. O homem continua a produzir testosterona normalmente, e é esse hormônio o responsável pelo aumento da libido.

O Rio Day Hospital possui um centro de excelência para a realização de cirurgias que oferece a qualidade e a segurança necessárias para a realização de seu procedimento com todo o conforto que você merece. Marque sua consulta e venha conhecer o melhor hospital de cirurgias da Tijuca.